top of page

EUROPA LOW COST: Novos planos e novos objetivos

Há algumas semanas fui surpreendido por uma notícia que a princípio não me deixou muito feliz: seria "obrigado" a tirar férias. "Péra lá", você deve estar se perguntando, "quem é obrigado a tirar férias? E ainda pior, quem não fica feliz em tirá-las?". Perguntas bastante lúcidas que responderei.


Estava me programando desde 2014 para uma viagem mais extensa ainda em 2015 com alguns amigos. Para essa viagem, queria tirar o mês todo de férias, muito embora possivelmente viajaria por no máximo 20, 22 dias. No entanto, por uma série de questões estruturais no meu emprego, acabou que precisei separar esses 30 dias iniciais em 2. O resultado é que agora tenho 10 dias em Abril e mais 20 em Outubro e ainda dei um jeitinho brasileiro de transformar os 10 dias em 15 e os 20 em 25 fazendo uma escolha muito bem pensada em dias e levando em consideração feriados-ponte.


O resultado, apesar de não me agradar muito incialmente acabou sendo um feliz contratempo e que me permitiu novos planos. Tinha colocado na cabeça, assim como nas minhas últimas férias, que usaria o tempo disponível para descansar. Mas aí, minha alma de mochileiro inquieta começou a matutar até dar um jeito de colocar aquela mochila nas costas mais uma vez!



Novos planos: Porto, Paris & Londres


Domingo passado foi aniversário da minha tia e comemoramos com um almoço aqui em casa porque ela está praticamente sozinha já que sua filha (que por pura coincidência é minha prima) está em Portugal cursando duplo-diploma. Após o almoço, enquanto eu lavava louça e escutava todos aqui em casa falando com ela pelo skype, algo começou a crescer na minha cabeça. Desde que ela tinha ido para a Europa eu tinha intenção de visitá-la, afinal de contas, não é sempre que se tem hospedagem de graça. Mas sempre deixei os planos de lado por algumas razões que não convém no momento. Só que agora era diferente. Poderia ser diferente. Eu teria férias e sem nenhum plano até então. Liguei uma coisa a outra e saí da cozinha correndo, com as mãos ainda cheias de sabão, corri para a tela do computador e gritei: "TO INDO PRA EUROPA!".


Na mesma hora, minha irmã também se animou e começamos imediatamente a pesquisar preços de passagens e compramos tudo ainda na segunda-feira.


"Beleza," pensei, "10 dias em Porto", seguidos por minutos de silêncio enquanto minha cabeça calculava algumas possibilidades. Me parecia "desperdício" ir para a Europa e ficar apenas em 1 país. Fiz algumas ligações mentais e logo estabeleci um novo plano que abarcaria mais duas cidades: Paris e Londres. E assim, fez-se o dia!


portoparislondres.jpg

Novos objetivos: Low Cost, Low Cost & Low Cost


Depois que eu joguei a ideia na roda eu talvez tenha me arrependido um pouco por uma simples razão: dinheiro. Já tinha comprado a passagem com um dinheiro que eu estava planejando gastar apenas na viagem do segundo semestre e ainda escolho duas das cidades mais caras da Europa como objetivos? Que tipo de pessoa eu sou? Mas aí já era tarde demais. Eu não conseguiria mudar de ideia.


Das três cidades escolhidas, eu já conheço Porto e Paris. Minha prima, obviamente, conhece Porto, mas não conhece Paris nem Londres. E quanto a minha irmã... Será sua primeira vez na Europa. Portanto, eu, como mais velho entre os três e como viajante mais experiente, tracei um objetivo: otimização de dinheiro (já que nenhum de nós 3 conta com muito) e maximização de experiências (já que queremos fazer o máximo de coisas possível).


Apesar de já conhecer duas cidades do roteiro, preciso enxergá-las como novas e, por isso, nada de turisticamente obrigatório poderá ficar para trás simplesmente porque eu já conheço. Terei que traçar passos já percorridos (não que isso seja algo negativo) em pról do bem comum.


Embarcamos dia 18 de abril. Tenho pouco mais de 2 meses para investigar formas de maximizar experiências gastando pouco dinheiro. E conto com vocês para isso! Tem alguma boa dica de lugares para se visitar ou o que fazer em alguma dessas cidades? Comenta aqui e vou levar em consideração quando fizer o roteiro! No final, quero fazer um plano realista para quem quer gastar pouco sem perder nada!

bottom of page