top of page

DIÁRIO DE VIAGEM: 5 boas razões e 5 dicas para fazer o seu!

Viajar deixa marcas na memória, é indiscutível. Mesmo depois de muito tempo, ainda lembramos de histórias e momentos marcantes das viagens que fazemos. Aquela vez que você enterrou seu amigo bêbado na areia, quando perdeu a conexão ou quando ficou 3 dias seguidos sem tomar banho. Essas coisas permanecem, guardadas na memória. Mas vamos combinar que a memória falha. Por mais inesquecível que determinada história tenha sido, eventualmente e com o passar do tempo ela fica mais pálida.

Costumo pensar nas memórias de viagem (e qualquer memória, na verdade) como aqueles recibos de banco, que no momento da impressão estão perfeitas e você tem certeza que ficarão exatamente daquele jeito por séculos por vir, mas depois de poucos dias começam a sumir até desaparecerem completamente, nos deixando apenas com um papel amarelo e amassado nas mãos. E você não quer que suas viagens sejam resumidas a um papel amarelado, quer?

Por isso, aqui vão 5 boas razões para você fazer um Diário de Viagem:


1. Lembrança viva e palpável

Diversos estudos comprovam que escrever ajuda a memorizar. Quer razão melhor que essa? Digo por experiência própria... Escrever vai fazer você lembrar muito mais, muito melhor e por muito mais tempo das suas histórias. Vai por mim...


2. Álbum de fotografia

Viajar sem uma câmera fotográfica está completamente fora de cogitação, certo? CERTO! Se você tiver um celular com uma câmera de qualidade boa, também serve! É ainda melhor que dá pra compartilhar nas redes sociais instantaneamente. E isso deve ser feito mesmo! Mas como é legal você ter as fotos impressas para ajudar a compor seu diário! E ainda serve de álbum de fotografias pra mostrar pra sua avó que não te segue no instagram.


3. Detalhes específicos & Noção de tempo

Quando mesmo eu visitei aquela atração? Quantas horas demorou aquele trajeto? Quanto eu paguei? Quem eu conheci naquele dia mesmo...? Qual era o nome daquela empresa que operou meu tour? Todas perguntas que teriam resposta se você tivesse feito um diário de viagem! Essas coisas são pequenas e parecem insignificantes na hora, mas vai chegar um dia em que você vai querer lembrar e não vai conseguir!


4. “Escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore”

Dizem que todo mundo tem que fazer 3 coisas antes de partir desta para melhor: escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore. Por mais que criar um filho seja uma tarefa complicada, é muito mais difícil alguém arranjar tempo para escrever um livro do que fazer um filho. Então, faça um Diário de Viagem e tire o maior fardo dos três das suas costas. Aí você já aproveita e deixa o Diário de recordação para o seu filho. Resta só plantar a árvore, e aí é fácil...


5. The Ultimate Souvenier

Ter um Diário de Viagem é o mais perfeito (e mais barato) souvenier de qualquer viagem. É uma compilação de histórias, momentos, fotos e lembranças materiais da sua viagem! É poder ter um lugar para guardar aquele ingresso de um show bacana que você conseguiu pegar enquanto viajava ou o ticket de entrada daquele museu desconhecido que você foi e quer guardar por alguma razão! Lembrar é legal. Mas lembrar com algo nas mãos é muito mais legal!


diariodeviagem.jpg

Esse B&W é meu Diário de Viagem da Europa e o lá atrás é o mais recente do Mochilão pela América Latina


Ok! Já te dei razões para fazer um Diário de Viagem. Mas como fazer um bom diário? Veja 5 dicas:


1. Tenha um bom diário e uma boa caneta

Tudo começa pelo diário. Escolha um de qualidade, com uma aparência bacana. Não me venha com um caderninho espiral da Tilibra que não vai ficar bom. Opte por versões encadernadas em capa dura. Eles costumam ficar mais legais se não tiverem linhas pautadas, mas existem várias versões com linhas bem claras para você (nós, cof cof) que não consegue escrever em linha reta. Tamanho e quantidade de páginas é com você... Ah, e uma boa caneta (canetas pretas funcionam melhor esteticamente), com carga suficiente para tudo que você for escrever (levar uma BIC pela metade não vale, einh?!).


2. Faça um resumo dos seus dias

Leve seu diário na viagem. E tente escrever as coisas no final do dia. Tente. Tente e se você conseguir, conte-me seu segredo, porque é impossível. Por isso, é mais eficiente você fazer um resumo bem simples do seu dia. Pode ser no celular (eu faço no bloco de notas, em forma de tópicos), num mapa, no bilhete de viagem, nas páginas finais do diário (ou porque não no começo?), em qualquer lugar! Mas fazer um resumo vai te dar um norte quando você sentar e escrever.


3. Guarde tudo; absolutamente tudo

Passagens, mapas, lembretes, notas, moedas, comprovante de pagamento, pulseirinhas dos albergues, ingressos... Guarde tudo, absolutamente tudo que você receber na viagem e que pode ser colocado no seu diário. Além de ajudar a te lembrar das coisas que você fez e quando as fez, essas coisas ficam super legais quando você montar a versão final das suas memórias. Até coisas não convencionais estão permitidas, encorajadas e ficam super legais (eu cheguei a guardar pêlo de uma llama e uma erva que uma senhora usou para me fazer um chá na Isla del Sol)!


4. Tire fotos

Além de rechear seu diário para ficar algo ainda mais visual, as fotos vão te ajudar quando sua memória e seu resumo lhe falharem. Pense nelas como versões fotográficas das suas lembranças e aí a coisa fica fácil. Você vai conseguir ligar uma foto a outra com suas próprias recordações e vai ter muito mais detalhes para escrever!


5. Seja curioso

Você vai ver muita coisa. E provavelmente entenda menos de 50% de tudo que ver. Por isso, seja curioso. Pergunte, converse com os locais, pergunte nos albergues e entenda os porquês que você não entender. Quanto mais informações, mais rico e detalhado seu diário vai ficar!

_____________________________________________

Antes da primeira viagem que fiz, uma amiga me disse apenas: “escreva”. Não o fiz e hoje me arrependo amargamente. Não lembro de praticamente nada com muitos detalhes, as fotos se foram junto com o HD de um computador que queimou e hoje o que tenho é só um punhado de lembranças meio apagadas na minha cabeça já meio esquecida. Experimente fazer um Diário de Viagem na próxima vez que viajar! Garanto que você vai gostar muito da experiência!

bottom of page